Cartão Cidadão PIS

Através do Cartão Cidadão PIS o trabalhador poderá fazer o saque do abono salarial no valor de um salário mínimo. Quer saber mais sobre a importância do Cartão Cidadão para poder sacar o abono salarial do PIS? Então leia o artigo todo e qualquer duvida, deixe um comentário.

O PIS é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de promover a integração do trabalhador com o crescimento e desenvolvimento das empresas, possibilitando que haja uma maior distribuição da renda nacional, equilibrando a economia do país.

Nesse sentido, o Programa de Integração Social foi pensado e destinado para os empregadores do setor privado que devem cuidar do providenciamento dos trabalhadores que ele admite e que já não esteja inscrito no programa do Governo, o PIS ou PASEP.

Depois do cadastramento do empregado feito pelo empregador o mais breve possível após a admissão, o trabalhador receberá um cartão com seu número de inscrição, o cartão cidadão PIS. Esse cartão será muito útil para que o trabalhador possa consultar e sacar os benefícios a que tenha direito, como o FGTS ou o Seguro Desemprego, por exemplo.

Assim, através do número de cadastro no PIS, o trabalhador poderá receber:

  • Quotas de participação: é um valor atribuído aos trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP entre 1971 e 1988, considerando seu salário por tempo de serviço, sendo detentores de quotas pagas pelo Governo.
  • Rendimentos: todos os lucros com percentual de 3% ao ano junto com o Resultado Líquido Adicional que são calculados sobre o saldo atualizado das quotas creditadas anualmente na conta do trabalhador.
  • Abono Salarial: é o benefício oferecido para os trabalhadores que estejam cadastrados no PIS/PASEP no valor de um salário mínimo e que estejam de acordo com as condições legais para o recebimento do benefício.

Cartão Cidadão PIS

Cartão Cidadão PIS

O Cartão Cidadão é um cartão magnético que é emitido pela CAIXA com o objetivo de facilitar a consulta e o saque dos benefícios a que tem direito pelos trabalhadores. Trata-se de um cartão particular e com critérios de segurança de senha pessoal para identificação, de modo a tornar as transações mais seguras e facilitar a utilização por parte do empregado.

Calendário do PIS-PASEP 2016

Além disso, por meio do Cartão Cidadão PIS fica muito mais fácil ser atendido e conseguir ser atendido com a devida conveniência em qualquer agência da CAIXA, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, e correspondentes CAIXA Aqui.

O cartão pode ser adquirido por qualquer trabalhador brasileiro que quer mais comodidade e facilidade para ser atendido e consultar seu PIS, além de outros tipos de consulta de saldos e extratos do FGTS, efetuar saques do mesmo benefício e receber os benefícios oriundos dos Programas de Distribuição de Renda promovidos pelo Governo, como Bolsa Família, Bolsa Atleta, dentre outros, além do saque do seguro-desemprego e do abono salarial.

Como consultar PIS com o cartão cidadão

O indivíduo que adquirir o cartão cidadão junto a uma agência da CAIXA ou por meio de solicitação pela Central Telefônica poderá ter acesso ao extrato do seu benefício do PIS, como o abono salarial e as quotas de participação de forma bastante prática e facilitada.

Para isso, é possível ir numa agência da CAIXA, terminais de autoatendimento, correspondentes CAIXA Aqui ou casas lotéricas portando seu cartão e por meio da sua senha pessoal cadastrada realizar a consulta.

Outra maneira de realizar a consultar com o Cartão Cidadão é através do site da Caixa, onde poderá saber a data de pagamento do PIS, veja o link abaixo e consulte seu PIS.

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

Cartão Cidadão PIS
4.67 (93.33%) 3 votes
15 Responses to “Cartão Cidadão PIS”
  1. vagner rodrigues
    • @admin
  2. bismarck
    • Med Madson
  3. welington pereira dos santos
  4. Vaneo João Felisbino
    • Med Madson
  5. Suzana Burghausen
    • Med Madson
  6. [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *