Carteira de Motorista Digital CNH-e

A Carteira de Motorista Digital ou a CNH-e vai chegar para facilitar mais a vida dos motoristas, principalmente dois esquecidos.  A Carteira de Motorista Digital estará no celular do condutor, mais uma vez será quase que impossível esquecê-la, já que, é raro a pessoa não usar ou esquecer o celular.

Saiba mais sobre a Carteira de Motorista Digital, como funcionará e quando.

Carteira de Motorista Digital CNH-e

A Carteira de Motorista Digital será acessada através de um aplicativo no celular e terá o mesmo valor jurídico do documento impresso.

A CNH eletrônica como também será chamada entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018.

Todos sabem da importância de se dirigir, portando o documento da CNH, sem este documento o motorista está sujeito a multa no valor de R$ 88,00 e 3 pontos na carteira.

Carteira de Motorista Digital CNH-e

Carteira Nacional de Habilitação Digital

Como vai funcionar a Carteira de Motorista Digital CNH-e

A Carteira de Motorista Digital CNH-e vai funcionar através de um aplicativo disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), mas somente terá a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica quem já possui a carteira com o QR Code (estão são as CNH’s mais recentes).

De acordo com a quantidade de carteiras emitidas em 2016, o governo espera emitir cerca de 17 milhões de Carteira de Motorista Digital CNH-e, mas os motoristas beneficiados por esta nova modalidade de CNH, deve ficar seguro, pois o sistema será criptografado.

Facilidades do Aplicativo da CNH-e

O motorista que preencher os requisitos para terá cesso ao CNH-e, poderá baixar o aplicativo, o motorista só precisará de internet no primeiro acesso, depois a carteira ficará salva no seu celular.

O aplicativo dá acesso à frente da carteira com a foto do motorista; ao verso, com a assinatura e data de emissão; e a uma tela com um QR-Code, que será usado pelo guarda de trânsito para conferir a autenticidade do documento.

O sistema permitirá ver o status do motorista, através de um aplicativo conectado ao sistema do Serpro. Ao parar um condutor em uma blitz, por exemplo, o guarda poderá ver o histórico da pessoa, como multas de trânsito ou histórico de pontos na carteira. Para acessar esse histórico, ele fará a leitura por QR Code, tecnologia adotada pelos órgãos nacionais desde o começo do ano.

A Carteira de Motorista Digital (CNH-e) será testada no final de setembro no estado de Goiás e os Detrans de todos os estados devem implantar o sistema até 1º de fevereiro.

Carteira de Motorista Digital CNH-e
Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *