Riocard idoso RJ: Onde e como usar

O Governo de vários estados e cidades do Brasil está se modernizando. Não por acaso vemos sites mais modernos, integrados com ferramentas da internet e vários itens fazendo parte do cotidiano do brasileiro. Um exemplo de tecnologia que facilita a vida das pessoas é o cartão RioCard Idoso.

Consiste em um cartão com tecnologia Smart Card, que funciona em todo o sistema de bilhetes eletrônicos no transporte público do Estado do Rio de Janeiro.

O cartão basicamente funciona como uma carteira eletrônica, possibilitando seu uso para débito de tarifas, como a necessária para a liberação da roleta em ônibus, trazendo praticidade e agilizando o processo de embarque de passageiros.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o Riocard Idoso, que traz gratuidade para quem já completou 65 anos de idade.
Confira!

Leia também:

Onde posso usar meu cartão RioCard Idoso?

O cartão RioCard pode ser usado em mais de 40 municípios do Estado do Rio de Janeiro, em todos os sistemas regulares de transporte. Os principais meios de transporte cadastrados no sistema RioCard são:

  • Ônibus
  • Metrô
  • Trem
  • Vans intermunicipais legalizadas
  • Barcas

Existem também algumas empresas intermunicipais particulares que já aceitam o RioCard como forma de pagamento das passagens.

Riocard idoso

Quais são os tipos de cartão RioCard?

Além do Riocard idoso, existem os seguintes tipos de cartão:

  • Bilhete Único Intermunicipal
  • Bilhete Único Carioca
  • Bilhete Único Niterói
  • RioCard Expresso
  • RioCard jovem
  • Bilhete Único Carioca Universitário

Quem pode usar o RioCard Idoso?

Para usar o cartão que dá direito a gratuidade no transporte público, é preciso ter completado 65 anos e morar no estado do Rio de Janeiro.
Estudantes carentes, que comprovem a situação de carência, também tem direito à um cartão gratuidade.
Para adquirir o cartão, o usuário deverá fazer o cadastro pelo site.

Emissão do RioCard idoso

O cartão RioCard Idoso é aceito em todas as cidades com o sistema de bilhetagem RioCard, se o usuário possuir pelo menos 65 anos completos.
Os municípios de Macaé, Campos e Teresópolis possuem leis orgânicas para concessão do benefício a pessoas com 60 a 64 anos.
Neste caso o cartão só pode ser utilizado no município onde o benefício foi concedido, até que o usuário complete 65 anos.

Para fazer o cadastro é exigida a seguinte documentação:

Documento de identificação com foto
Comprovante de residência no nome do beneficiário
O cadastro e o agendamento para foto do idoso residente no município do Rio de Janeiro deve ser realizado através do site http://www.riocard.com/ ou através do telefone 4003-3737, de 2ª à sábado, das 7h às 19h.

Adquira seu cartão Riocard

Se você já tem a idade necessária para usufruir do benefício, faço seu cadastro e comece a aproveitar desse incrível sistema de gratuidade que facilita a vida de muita gente no estado do Rio de Janeiro.
Esse artigo foi útil? Deixe um comentário e compartilhe esse conteúdo com outras pessoas.

Riocard idoso RJ: Onde e como usar
Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Política de Privacidade Leia Mais .