ID Jovem, como funciona
Inúmeros jovens brasileiros têm direito ao ID Jovem para ter acesso a benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos como shows, jogos e entradas de cinema.
Veja também:
O ID Jovem, nada mais é do que a Identidade Jovem que pode ser emitida facilmente via internet no conforto da sua casa e usado quantas vezes quiser de acordo com o Estatuto da Juventude – Lei nº12.852/2013 e o Decreto 8.537/2015.
Condições Gerais do ID Jovem
Para conseguir uma ID Jovem, um dos requisitos necessários é a pessoa possuir idade entre 15 e 29 anos e ter uma renda mensal de no máximo dois salários mínimos.
Outro requisito necessário para conseguir o documento é estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, dispondo de informações atualizadas de pelo menos um ano e seis meses.
Às vezes, a pessoa não está cadastrada no cadastro Único do Governo Federal, mas atende todas as outras exigências para estar adquirindo o benefício.
Nesse caso, o cadastro pode ser realizado em um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou em qualquer estabelecimento responsável pelo cadastro em sua cidade. Caso as informações referentes ao Cadastro Único estejam desatualizadas, a atualização também poderá ser feita em um dos departamentos citados.
Outra condição também é ter em mãos o número do NIS que pode ser facilmente encontrado no cartão cidadão ou extrato do FGTS.
Emissão do ID Jovem
A emissão do ID Jovem é feita de forma rápida e segura no conforto da própria casa em apenas alguns minutos.
O cartão do ID Jovem é virtual e a sua utilização pode ser realizada apenas com a apresentação da fotografia do documento no celular.
Para conseguir o ID Jovem, existem duas opções possíveis. São elas:
- Via Internet: Para que a emissão da Identidade Jovem seja realizada pela Internet, é necessário acessar o site da ID Jovem com o número de Identificação Social. Assim que todas as informações solicitadas forem preenchidas, a Identidade Jovem será gerada no sistema.
- Recomenda-se realizar a impressão em alta qualidade para utilização constante do documento. Sempre que a Identidade Jovem for utilizada é necessário apresentar um documento oficial com foto do titular da identidade.
- Via Mobile: O aplicativo da Identidade Jovem é fácil de ser utilizado e o cadastro é feito da mesma forma que via Internet. Como a Identidade é válida por apenas 30 dias, não há uma necessidade constante em estar imprimindo papel a todo momento.
- Basta fazer a renovação e mostrar o cartão dentro da validade no estabelecimento que deseja obter o desconto para jovens. Mesmo apresentando o celular, a presença de um documento oficial com foto é indispensável.
mais esse beneficil é só pra quem é registrado na carteira?
Não, para todos.
O meu esta dando cadastro excluido, Eu fiz o Cad Unico em meu nome e foi aprovado nos requisitos. Também fiz lá atualização no sistema CADUNICO do meu nome que teve o sobrenome do meu pai acrecentado na minha RG. Mas fiquei na duvida, e necessario tambem atualizar o nome novo no PIS/NIS para validar com o nome do CADUNICO que ja esta com o sobrenome novo?
Eu preciso ter 24 meses de cadastro no CAD?