Quem tem direito ao cartão cidadão

Quem tem direito ao cartão cidadão é uma dúvida entre muitos trabalhadores brasileiros que ouvem falar tanto neste cartão, mas não sabem se tem ou não direito. Saiba agora se você está dentro dos pré-requisitos para fazer cartão cidadão.

Todos os trabalhadores brasileiros têm direito ao Cartão Cidadão.

O cartão cidadão dar direito a receber todo e qualquer benefício do governo federal, seja ele FGTS, seguro-desemprego, PIS, PASEB, auxílio-doença, bolsa família, etc…

Certo. Mas quais são os pré-requisitos para ter o cartão cidadão? Saiba agora!

Quem tem direito ao cartão cidadão

Pré-requisitos para ter o cartão cidadão

O único pré-requisito para se ter o Cartão Cidadão é estar cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

E nessa hora complica tudo na cabeça… Como vou saber se tenho direito a PIS/PASEB, NIS ou NIT?

Vamos esclarecer:

NIS

NIS (Número de Identificação Social) é para pessoas que não possuem PIS e que serão beneficiadas por algum projeto social do governo federal. Assim como o PIS e o NIT dá direito ainda a isenção de taxa em concursos públicos, descontos em contas de água e de energia, curso de qualificação oferecida pelas prefeituras, entre outros. Todos os interessados que não possuírem PIS devem cadastrar o NIS na Caixa ou pela internet no site da Caixa.

NIT

NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é para pessoas trabalhadoras autônomas, contribuinte individual da Previdência Social (INSS) que nunca trabalharam de carteira assinada. É cadastrado diretamente no INSS. Se esse trabalhador for contratado por uma empresa o NIT será convertido em PIS.

Cartão Cidadão X Cartão Bolsa Família: Sistemas integrados 

É importante saber que todos os benefícios que pode se receber com o cartão cidadão pode também ser recebidos com o cartão bolsa família.

Os cartões estão interligados pelo sistema da Caixa Econômica Federal, onde dá o direito ao trabalhador em utilizar qualquer um dos cartões para receber os benefícios sociais e trabalhistas oferecidos pelo governo ou estabelecidos nas leis trabalhistas vigentes como FGTS, seguro-desemprego, PIS, PASEP, auxílio-doença, bolsa família, a isenção de taxa em concursos públicos, descontos em contas de água e de energia, curso de qualificação oferecida pelas prefeituras, entre outros.

 >> Como fazer o cartão cidadão

>> Cartão cidadão senha: Como cadastrar

Quem tem direito ao cartão cidadão?

Tem direito ao cartão cidadão todo trabalhador devidamente cadastrado no PIS/PASEP NIT/NIS como foi dito anteriormente

Espero que as dúvidas sobre quem tem direito ao cartão cidadão tenham ficado mais claras para você que procura tanto uma informação e as vezes tem muita dificuldade de encontrar.

O importante é saber que existem vários meios de buscar a informação, sejam eles pela internet, telefone ou indo diretamente na Caixa para que tenhamos certeza do que se precisa fazer para garantir nossos direitos.

Como Solicitar Cartão Cidadão?

É muito simples! Você pode solicitar o seu cartão cidadão através do atendimento telefônico e gratuito da Caixa. Você precisa ter em mãos somente seus documentos pessoais para confirmar as informações e assim poder solicitar o seu cartão.

Esses são os documentos necessários para confirmar as informações que serão perguntadas no atendimento telefônico:

  • Número do PIS;
  • CPF;
  • Nome Completo;
  • Endereço.

Esse é o telefone de contato para solicitar o cartão: 0800-726-0207

Ficou com dúvidas sobre quem tem direito ao cartão cidadão? Deixe nos comentários.

19 Responses to “Quem tem direito ao cartão cidadão”
    • @admin
  1. adilson
  2. Eduarda Barros
  3. solon jose pereira do monte
  4. karla Rodrigues
  5. allison
  6. Vanessa vieira Barbosa
  7. Maria de Fatima Leopoldino Santos
    • Cartão Cidadão
  8. Manuel Maceira Rodriguez
    • Cartão Cidadão

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *