Solicitar Cartão Cidadão – Saiba como fazer aqui!

Aprenda aqui como solicitar cartão cidadão e ter acesso aos benefícios sociais e consultas de maneira mais fácil.

O Governo Federal está implantando uma serie de ferramentas e instrumentos facilitadores para que os cidadãos possa ter acesso facilitado aos benefícios que são seus por direito e que são viabilizados por meio da Caixa Econômica Federal em parceria com o Ministério do Trabalho.

Nesse sentido, o Cartão do Cidadão é uma dessas ferramentas que viabiliza de forma mais tranquila o acesso aos benefícios como Seguro Desemprego, FGTS e Abono Salarial.

Cartão Cidadão o que é?

O Cartão Cidadão trata-se de um cartão magnético emitido pela CAIXA, com o objetivo de facilitar a consulta de informações referentes ao FGTS e as quotas do PIS, além de ser um instrumento para saque direto dos benefícios adquiridos pelo trabalhador ou pensionista.

Dentre seus benefícios podemos ressaltar a segurança que o mesmo possui, já que seu uso só é permitido por meio de senha pessoal de identificação, além da facilidade de atendimento em qualquer agência da CAIXA, correspondentes, terminais de autoatendimento e casas lotéricas.

Como solicitar Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é destinado para todos os trabalhadores que possuam algum tipo de vínculo com o FGTS ou que tenham sido identificados no PIS como beneficiários do Abono Salarial ou de Rendimentos, além daqueles que estejam recebendo parcelas como as do Seguro-Desemprego, de algum dos Programas de Transferência de Renda oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, Bolsa Atleta, dentre outros, que não tenham o benefício creditado diretamente em sua conta corrente.

O portador do Cartão pode utilizar seu cartão magnético para realizar operações como consulta de saldo e extrato de benefícios como o FGTS e os saldos das quotas do PIS, efetuar os saques da sua conta que esteja diretamente vinculada com o FGTS, além de facilitar o recebimento dos benefícios que tenham direito.

Passo a passo pata solicitar o Cartão

Para poder adquirir o Cartão Cidadão o indivíduo precisa estar cadastrado no PIS/PASEP, possuir o Número de Inscrição Social ou do Trabalhador (NIS ou NIT), além do que é preciso ter seus dados cadastrais e endereço atualizados perante a CAIXA.

No entanto, se você já possui os cartões de algum dos Programas de Transferência de Renda do governo, como o Bolsa Família, o seu Cartão Cidadão não será emitido, pois todos eles se destinam para a mesma finalidade.

Para adquirir seu cartão cidadão é possível fazer a solicitação direta por meio da central telefônica (0800-726-0207) ou em uma das agências da CAIXA, mas para utiliza-lo você precisará de uma senha que deverá ser cadastrada em uma casa lotérica ou agência.

Para solicitar o cartão cidadão é preciso alguns documentos (Documentos necessários para solicitar Cartão Cidadão)

Quanto tempo leva para receber Cartão

Para solicitar seu cartão é preciso apresentar um documento de identificação com foto e fica ainda mais fácil com apresentação de seu número de cadastro no PIS. O cartão solicitado será enviado diretamente para a sua residência cadastrada e não há nenhum tipo de custo ou taxa para a emissão do mesmo.

Após a solicitação, o cidadão receberá seu cartão em seu endereço em um prazo de até 15 dias úteis após a solicitação. Para solicitar, a central telefônica da CAIXA atende no 0800-726-0207.

Veja também: