Termo de Responsabilidade Cartão Cidadão

O que é este termo de responsabilidade Cartão Cidadão, para que serve e como preencher.

É sobre este formulário do cartão cidadão que vamos falar aqui. Preste atenção e tire suas dúvidas ao final do artigo.

Mas antes de mais nada como saber um pouco mais sobre o cartão cidadão.

O que é o CARTÃO CIDADÃO

O Cartão Cidadão, é um cartão magnético que todos os trabalhadores devem possuir, veja como fazer o cartão cidadão, caso não tenha ainda.

Com este cartão o trabalhador tem como fazer consultas e saques de vários benefícios sociais, como: seguro desemprego, abono salarial do PIS; FGTS e outros benefícios sociais.

É para ter ele é preciso preencher e assinar o termo de responsabilidade Cartão Cidadão.

Veja também:

Termo de Responsabilidade Cartão Cidadão

Este termo de responsabilidade Cartão Cidadão o cidadão ao fazer o cartão deve aceitar e preencher. Imprima e preencher com as seguintes informações:

  • Número do PIS/PASEP
  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Local e data
  • Assinatura

No termo de responsabilidade Cartão Cidadão vai ter a seguinte declaração

Declaro que a Senha Cidadão cadastrada é conhecida apenas por mim e que sou responsável pelo seu uso e guarda. Autorizo a CAIXA a efetivar as operações realizadas mediante o uso desta Senha. Comprometo-me a comunicar imediatamente à CAIXA as ocorrências de perda, roubo ou extravio do cartão, bem como as alterações de endereço. Concordo com os termos descritos acima e declaro que recebi cópia deste Termo de Responsabilidade.

termo de responsabilidade cartão cidadão

É um documento de caráter obrigatório que é assinado na hora cadastramento e recadastramento da Senha Cidadão.

Atenção: o Termo de Responsabilidade Cartão Cidadão somente deve ser assinado na presença do atendente da Casa Lotérica ou Agência da CAIXA.

Senha Cidadão

A senha do cartão cidadão possibilita o recebimento de benefícios sociais nos caixas d autoatendimento da Caixa, nas lotéricas ou correspondentes da Caixa, isso torna tudo mais simples para o cidadão, que evita de pegar grandes filas, pode fazer isso nos caixas eletrônicos, no dia e horário que quiser, não se limitando ao horário de atendimento bancário.

Cadastrar a Senha

Para fazer o cadastro ou recadastramento, o trabalhador deve ir até um banco da Caixa Econômica Federal, caso queira fazer numa lotérica, ligue antes para a central de atendimento da Caixa no número 0800 726 0207

Lembre-se que para fazer a senha do cartão cidadão, deve levar o Termo de Responsabilidade Cartão cidadão e um dos documentos listados abaixo:

  • RG
  • CNH
  • CTPS
  • Ou outros documentos de identificação com foto

Quem tem direito ao Cartão Cidadão

Como já falamos da importância do cartão para o cidadão é bom saber quem pode emitir este documento tão imprescindível na vida de todo cidadão brasileiro. Veja quem pode ter direito a ele.

O Cartão Cidadão é para quem tem direito ao abono do PIS, para quem recebe o rendimento e cotas do PIS, para quem esteja recebendo seguro desemprego e também para quem tem FGTS para receber, enfim, ele é para todos aqueles que tenham algum beneficio social.

Quem não tem benefícios a receber pela CAIXA não pode solicitar o Cartão do Cidadão.

Além do seu uso para saques ele também é usado para consultas.

Consultar

É com o Cartão do Cidadão que pode se consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de cotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego, não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA .

Como emitir o Cartão do Cidadão

Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.

Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *