Como trocar a senha do Cartão Cidadão

Perdeu ou esqueceu sua senha? Então veja nesse post e descubra como trocar sua senha do Cartão Cidadão.

O Cartão Cidadão é um facilitador para que a população tenha acesso aos benefícios trabalhistas e sociais que lhes são oferecidos pelo Governo. Ele pode ser usado em quaisquer locais de pagamento autenticados pela Caixa.

Porém, muitos perdem a senha cadastrada ou não lembra qual foi a escolhida. Então se você quer saber como trocar a senha do Cartão Cidadão continue lendo esse post.

 

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão foi um cadastro criado pelo Governo a fim de fornecer benefícios e agilidade para os cidadãos. Assim, para que os indivíduos tenham acesso às suas vantagens sociais e trabalhistas é preciso possuir um desses.

O benefício pode ser retirado em qualquer banco ou caixa de pagamento, o qual seja autorizado pela Caixa Econômica Federal. Funcionando, assim, em todo território brasileiro.

Dessa forma, é a partir da senha cadastrada que o cartão é habilitado a realizar tais transações. Com isso, o atendimento se torna mais eficaz e prático.

Porém, em casos de esquecimento da senha é preciso trocar a senha do Cartão Cidadão. Afinal, se seu cartão for bloqueado seus benefícios também serão.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão não é acessível para todos. Afinal, possuem pré-requisitos para possui-los. Veja abaixo os cidadãos que tem direito ao cartão:

  1. Possuidores de FGTS provisionado
  2. Abono Salarial
  3. Rendimento do PIS
  4. Recebedores de parcelas do Seguro-Desemprego

Para os possuidores de contas individuais e particulares e da Caixa, os benefícios são depositados diretamente na conta. Assim, não é necessário o cadastro para receber o cartão.

Para consultar saldos ou extratos dos programas trabalhistas citados não é necessário usar o cartão. Através do site da Caixa, todos esses serviços podem ser realizados.

Assim, os cidadãos que não possuem o recebimento de tais benefícios (pagos pela rede da Caixa Econômica Federal) não necessitam do cartão.

Por isso, é de suma importância que em caso de perda, haja a ação de trocar a senha do Cartão Cidadão.

trocar a senha do Cartão Cidadão

Benefícios do cartão cidadão

Com o cartão basta ter acesso para qualquer estabelecimento bancário autenticado pela Caixa para retirar seus benefícios com praticidade. Os pontos de acesso podem ser Caixas Lotéricas, agências de autoatendimento e mais.

A facilidade oferecida pelo cartão é uma forma de tornar o cotidiano dos cidadãos mais prático. Assim, diminui-se a quantidade de filas e burocracias para ter acesso aos seus benefícios sociais.

Como cadastrar sua senha

Para cadastrar a senha do seu Cartão Cidadão em uma Casa Lotérica, basta ligar para o telefone (0800 726 0207). Posteriormente deve-se comparecer ao estabelecimento físico portando os documentos:

  1. CPF e RG
  2. Carteira de Providência Social e de trabalho
  3. Funcional
  4. Carteira de Habilitação
  5. Passaporte
  6. Identidade militar
  7. Identidade de estrangeiros

Após o processo, é entregue ao indivíduo um documento de responsabilidade, o qual deve ser assinado. Esse termo é de suma importância caso o cliente deseje trocar a senha do Cartão Cidadão.

Assim, no atendimento presencial será possível cadastrar sua senha. Em caso de troca de senha, é feito um processo distinto. Veja abaixo.

 

Esqueci a senha, como trocar a senha do Cartão Cidadão?

Em caso de descuido, o cidadão pode acidentalmente esquecer ou perder a senha cadastrada em seu cartão. Então para trocar a senha do Cartão Cidadão veja o passo a passo abaixo:

  1. É necessário se locomover até uma Casa Lotérica ou Agência Caixa.
  2. Uma vez em atendimento, mostre o termo de aceite que foi assinado no recebimento do cartão, onde constava a primeira senha.
  3. Além disso, tenha em mãos um documento com foto, seu Cartão Cidadão e CPF.
  4. Portando tais documentos basta solicitar uma nova senha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *